05 abril 2004

Uma das principais diferenças entre ser veículo e agência reside no fato dos prazos e das cobranças.
Quando vc é mídia em agência, além de lidar com o cliente [o que lhe transforma de uma maneira tosca em atendimento] vc tem de lidar com os clientes internos.
Se vc trabalhar com mídia online, de bate pronto vc também se transforma em vendedor, pois tem de convencer na marra e na lábia e no conhecimento todos os seus clientes a gastar, ou melhor, investir seu dinheiro no online.
Daí o fato do mídia transitar para o comercial de veículo com muita tranquilidade.
Oras, se o trabalho do mídia além de vender consiste também em planejar, ter conhecimento técnico em pesquisa para saber pedir, mensurar, comparar, onde é que uma cabeça tão ocupada anda que não na frente do excel, suas células e planilhas.
Pois é, se ele não está ali resignado somando e multiplicando e dividindo, criando tabelas e apresentações no powerpoint, ele pode estar atendendo os contatos, numa reunião, ou ouvindo o atendimento discorrer sobre os assuntos mais importantes dele, que no caso sempre são prazo e cobrança.
Sim, atendimento nasceu para isso.
Pedir mais prazo quando tem de entregar alguma coisa, e pedir menos prazo quando tem de apresentar alguma coisa. Simples assim.
Não que eu seja contra ou a favor, mas por não ter experiência em montar mega-apresentações, esse povo vive pedindo alteraçõezinhas de última hora. Mas essas mudanças acarretam em refazer as contas, os gráficos, as planilhas e o powerpoint. Tudo muito simples se os prazos não fossem os 10 minutos anteriores aos da apresentação.
Mas voltando, no veículo, tudo é diferente. Seus clientes são os mídias das agências [se vc foi um sabe como proceder, o que falar, e quando não enrolar] e o mercado em geral.
A diferença é que o prazo está atrelado a uma quase certeza de negócio, e não apenas ao atendimento ter o que mostrar na reunião.
Se um mídia liga desesperado pedindo algo, é porque ele viu relevância no projeto, e quer emplacar.
E em veículo vc prioriza as propostas, mesmo tendo que se dividir entre as visitas, conversas, e o trânsito.
Pra mim está sendo uma experiência muito construtiva essa de veículo.
Sem falar que estou me sentindo muito promíscuo.
Em agência vc quer fazer o melhor para seus clientes [no máximo uns 10].
No veículo vc quer fazer o melhor para o mercado, que comprando as idéias farão um bem enorme para o seu bolso [desde que vc tenha um fixo merreca e viva de comissão - o que é padrão].

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